Home O QUE É O PENDULO HUMANO

O que é o Pêndulo Humano

E-mail Imprimir PDF

 


O PÊNDULO, também conhecido no Brasil como Rope Swing, ou Pêndulo Humano, ou Rope Jump, é uma atividade muito parecida com o BUNGEE JUMP, ou Ioiô Humano, onde o sujeito pula de um guindaste ou uma ponte amarra

do em um elástico, e fica subindo e descendo até parar.
No PÊNDULO a pessoa também pula de uma ponte, ou outra plataforma, amarrada em uma corda não elástica, ou um cabo de aço, e ai fica balançando de um lado para o outro até parar, como mostrado ali do lado.


A foto ao lado mostra o PÊNDULO em um parque de diversões. Veja que o PÊNDULO é como um balanço de criança, onde as cordas (ou correntes) que seguram o balanço ficam esticadas o tempo todo, enquanto a criança balança. Porém em vez de começar a balançar do ponto mais baixo, no Pêndulo a galera começa a balançar do ponto mais alto, passando pelo ponto mais baixo a uma grande velocidade, como mostra a seta amarela na foto ao lado.

 


No PÊNDULO em pontes, a corda fica amarrada de um lado da ponte, e o sujeito pula do outro lado, como se vê na foto ao lado.
A pessoa cai em queda livre por alguns metros e depois balança por debaixo da ponte em grande velocidade até o outro lado. Aí sobe até quase a altura que saltou e volta fazendo o caminho inverso.
Depois de balançar a pessoa desce pela corda até o chão, utilizando a técnica de rappel.

Mesmo usando uma corda não-elástica, no PÊNDULO a pessoa não sente um "tranco". Isso porque a corda já está esticada desde o começo do jump, e o que vai freiar a pessoa é a força da gravidade quando ela estiver subindo... É muito doido !!!


A HISTÓRIA DO PÊNDULO HUMANO

(Baseado em um documentário exibido pelo Discovery Channel)

Clique e veja as FOTOS Veja os jumps e também o VÍDEO completo

 


Este ai na foto é o escalador Dan Osman. Ele foi o inovador que criou o sistema de cabos que batizou de ROPE FREE FLYING, e que aqui no Brasil é conhecido como pêndulo humano, rope swing, rope jump e mais alguns outros nomes.

Dan Osman realizava quedas propositais avaliando o equipamento de escalada que utilizava. Em algumas destas quedas, ele experimentava o efeito PÊNDULO, termo conhecido entre os escaladores, que significa o movimento lateral que acontece quando o escalador cai e nao está alinhado com as ancoragens abaixo dele.

A partir daí, Dan Osman começou a fazer pêndulos cada vez maiores, em pontes e em formações rochosas nos Estados Unidos. Fazia pêndulos de 50, 100, 200 metros...

Algumas pessoas desaprovavam as experiências de Osman, mas outros acompanhavam seu trabalho e estavam ansiosos para experimentar a nova experiêencia radical.



Até que em 1998 ele resolveu quebrar o recorde, que já era dele, e fazer um jump de 342 METROS na Pedra Inclinada, no parque Yosemite, nos EUA. Ele demorou 4 dias preparando o jump, que foi feito com sucesso em 22 de novembro. Um brother dele também saltou e correu tudo bem. Só que aí ele resolveu dar um pouco mais de corda, e mandar um de 3 6 5 M E T R O S ! Ele mesmo sabia que era muita corda, e que ele podia bater nas árvores, já que ele passaria abaixo da copa das árvores. Pegou o telefone celular, ligou pra um outro brother e mandou o jump. Daí prá frente são só especulações, mas .. a corda arrebentou e ele morreu.
Última atualização em Qui, 23 de Junho de 2011 15:33  

MOUNTAIN BIKE

Visitantes online

Nós temos 4 visitantes online